terça-feira, 4 de junho de 2013

Curso: Mapeamento de dados socioeconômicos com o software Philcarto


Curso: Mapeamento de dados socioeconômicos com o software Philcarto
Ministrante: Luiz Henrique Almeida Gusmão 
Local: Embrapa da Amazônia Oriental
Cidade: Belém/PA

Cursos, mapas, cartogramas, Palestras e Consultoria em Geotecnologias - (091) 98306-5306 (WhatsApp) 


1. Primeiro dia:
- Apresentação do funcionamento e das potencialidades do software Philcarto, exaltando as técnicas, aplicações em pesquisas científicas, os diferentes modos de implantação, termos técnicos e as informações contidas nos mapas. (1h e 30m)
- Produção de uma base cartográfica no software Phildigit, no caso ou estado do Acre ou o estado do Amapá, destacando todas as ferramentas disponíveis, a identificação subjetiva ou pelo código do IBGE, as formas de exportação de arquivos (.Shp), (.Ai) e outros. (1h e 30 m)
- Produção de uma base estatística no software Excel em (.txt) com os dados de população total, população urbana, população rural, taxa de urbanização, taxa de ruralização, densidade demográfica, PIB, PIB per capita, PIB agropecuário, PIB indústria, PIB do comércio e serviços, pecuária, (Qte. de bovinos, bubalinos equinos, asininos, muares, caprinos, ovinos, galinhas, galos e frangos, e suínos), microrregião, mesorregião e outros. (1h)

Outros exemplos de mapa no Philcarto que foram feitos:



  2. Segundo dia:
- - Cruzamento de uma base cartográfica pronta em (.ai) com uma base estatística em (.txt). (10m)
- Cruzamento da base cartográfica realizada no Phildigit em (.ai) com a base estatística feita no Excel em (.txt). (10m)
- Cruzamento de diversas bases cartográficas prontas em (.ai) com uma base estatística em (.txt) ( 10 m)
- Utilização do software Philcarto para a produção de mapas temáticos e/ou cartogramas (Coroplético, isolinhas, círculos proporcionais, círculos proporcionais coloridos, densidade de pontos, mapa coroplético com círculos proporcionais, densidade de pontos coloridos, mapa de semi-círculos opostos ou concêntricos, recurso calculadora, recurso grafo, recursos disposição de mapas, diagrama bivariável, diagrama triangular e cartogramas em 3D. (2h e 30m) 
- Edição de mapas temáticos, com título, legenda, escala, fonte, orientação, informação das unidades espaciais e layout com o software Paint e o Adobe Illustrator, para uma boa leitura dos mesmos. (1h)

Outros modelos de mapa que foram feitos no Philcarto:


Dia: 04/06/2014 e 05/06/2014
Horário: Das 14h as 18h 
Carga horária: 8h
Ministrante: Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Amazônia Oriental (BRASIL) e Estagiário na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Oriental (Embrapa)