quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Curso: Capacitação Básica no software Philcarto (12,13,14 e 16/08)

                                           Luiz Henrique Almeida Gusmão
* Geógrafo e Licenciado pela Universidade Federal do Pará (UFPA)
* Editor chefe, proprietário e Cartógrafo - Blog Geografia e Cartografia Digital de Belém
* Bolsista CNPq - DTI (Desenvolvimento Tecnológico Industrial) no Laboratório de Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental)
* Instrutor dos softwares de Cartografia e Geoprocessamento: ArcGis, Philcarto, Phildigit, Google Earth, QGIS e Adobe Illustrator aplicado a Cartografia Temática
* Contatos: henrique.ufpa@hotmail.com ou luizhenrique.ufpa@yahoo.com
*Mapas, Cartogramas, Cursos, Palestras e Consultoria em Geotecnologia:  091 (98306-5306) - WhatsApp


Curso: Capacitação Básica no software Philcarto.
Ministrante: Luiz Henrique Almeida Gusmão
Organização: Ana F. Salim (EMBRAPA)

No dia 12, 13, 14 e 16 de agosto de 2013, foi ministrado o curso: Capacitação Básica no software Philcarto no laboratório de informática na Embrapa Amazônia Oriental, campus: Belém/PA, ministrado por Luiz Henrique Almeida Gusmão (Graduando pela UFPA e estagiário do Laboratório de Sensoriamento Remoto da Embrapa Amazônia Oriental), sob a organização da Analista Ambiental Ana F. Salim (Embrapa Amazônia Oriental).

Cerca de 5 estagiários do Laboratório de Sensoriamento Remoto da Embrapa Amazônia Oriental participaram do curso que teve duração de 4 dias, com 16 horas de carga horária e consequente emissão de certificados.

O objetivo do curso era capacitar os participantes no manuseio básico do software Philcarto, aprendendo principalmente os seguintes processos:
a)  Aprender a baixar o software Philcarto, Phildigit, ShapeSelect, Coconout e TableurSelect no site philcarto.free.fr
b) Compreender o funcionamento geral do software Philcarto, destacando suas aplicações em pesquisas científicas, de cunho espacial.
c) Compreender os princípios básicos da Cartografia Temática, com base em MARTINELLI (1997); BRUNET (1997) e GIRARDI (1999).
d) Vetorização de uma base cartográfica no software Phildigit, destacando o regionalização do Estado do Amapá.
e) Aprender a construir uma base estatística no formato (.txt) no software Excel 2007, com dados municipais com os seguintes temas: Educação, agricultura, pecuária, demografia e regionalização, assim como operações matemáticas como: somar, subtratir, porcentagem, divisão e variação percentual.
f) Produzir mapas temáticos com o software Philcarto a partir dos pontos e polígonos, tais como o Corocromático; Coroplético; Coroplético com círculos proporcionais sobrepostos; Isoplético; Círculos proporcionais; Círculos proporcionais coloridos; Densidade de pontos unicolores; Densidade de pontos coloridos e Gravitação Huff.
g) Analisar informações espaciais de forma avançada, como por meio da Analise Bivariável e Análise de Diagrama Triangular e pelo Comando SQL.
h) Analisar os mapas temáticos produzidos no software Philcarto, de acordo com a contextualização atual do Estado do Amapá.
i) Editar layout, título, fonte, escala, legenda e informações extras dos mapas temáticos produzidos no software Paint e Adobe Illustrator.