quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Blog - 2014 to 2015 (Balanço Geral)


Olá leitores, gostaria de compartilhar com vocês uma data especial para o Blog Geografia e Cartografia Digital de Belém/PA de minha autoria. Há 1 ano e 8 meses atrás, esse espaço foi concebido, ainda quando eu era graduando em Geografia pela UFPA (Brasil) e estagiário do Laboratório de Sensoriamento Remoto na Embrapa da Amazônia Oriental. 


Hoje, sou Geógrafo e Licenciado pela UFPA (Brasil), com ênfase na área do Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Cartografia. Sou Bolsista CNPq Nível "C" no Projeto UZEE (Uniformização do Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal) atuando no Laboratório de Sensoriamento Remoto na Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), contribuindo na elaboração de mapas temáticos sobre Pedologia, Infraestrutura, Agricultura, Pecuária, Planejamento Rural e Floresta para a Amazônia Legal.


Lembro que este blog não é o trabalho que eu desenvolvo na Embrapa, mas o desenvolvimento de um projeto pessoal. Esse projeto não tem financiamento e é elaborado totalmente por mim. O Blog é uma contribuição no esclarecimento de informações geoespaciais sobre os bairros de Belém, fazendo com que Geógrafos, profissionais de GIS, arquitetos, professores, alunos e qualquer cidadão tenha acesso a mais informações sobre Belém com uma visão diferenciada e incomum para leigos (Mapas e Imagens de Satélite). Este Blog também é uma amostra do meu trabalho e profissão na área de Geoprocessamento e Cartografia.





Graças ao trabalho árduo nesse tempo, o Blog é um verdadeiro sucesso!!. São 25 postagens (Artigos e tutoriais, sendo especificamente sobre a cidade de Belém/PA, mas com ampla capacidade de aplicabilidade das Geotecnologias nos diferentes ramos!), com foco em softwares de Geoprocessamento e Cartografia Temática.


Até hoje foram 10.417 visualizações de todas as partes do mundo, cerca de 548 visualizações em média por mês e de 18 por dia. A maior parte dos leitores foram brasileiros (70,9%), seguido dos norte-americanos (13,4%), malaios (3,8%), alemães (1,6%), russos (1,3%) e franceses (1%), conforme o ranking abaixo:


Figura 01. Origem da maior quantidade de visualizações do Blog Geografia e Cartografia Digital de Belém, dia 30/12/2014

Além dos países citados acima, já recebemos visualizações de outros como: Polônia, Argentina, Japão, Ucrânia, Coréia do Sul, Equador, Bolívia, México, África do Sul, Itália, Romênia, Colômbia, Grécia, Inglaterra, China, Austrália, Moçambique e outros, demonstrando a repercussão do mesmo no mundo. Fica aqui o meu agradecimento a todos que visitam e/ou visitaram por recomendação de alguém no ambiente de estudo ou trabalho na área de Geoprocessamento, Geografia, Cartografia, Urbanismo e outras com relação aos temas deste blog.


Aos visitantes e aqueles que recomendam, o meu muito obrigado!!