segunda-feira, 5 de outubro de 2020

[MapBiomas] - Dados de Uso e Cobertura da Terra

 


Luiz Henrique Almeida Gusmão

Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


[MapBiomas]Dados de Uso e Cobertura da Terra

Você conhece o MapBiomas? É um projeto que mapeia de modo anual o uso e a cobertura da terra do Brasil. Ou seja, nós conseguimos acessar e baixar dados para todos os municípios, regiões, biomas e outras áreas do país, de modo gratuito!

Para entender melhor como funciona a rede, acesse: MapBiomas - Projeto. O mais interessante da plataforma é que eles usam imagens Landsat de 1985 até 2019 (com 30 metros de resolução espacial) e técnicas de Machine Learning para obter essas informações.

Com a Plataforma de dados de uso e cobertura, você consegue baixar dados em formato raster e estatísticas para qualquer área do país! É interessante para quem precisa analisar algum lugar em longa série temporal.


Figura 1. Uso e cobertura da terra do Brasil (2019)
Fonte: MapBiomas (2020)


Há diferentes classificações do Uso e da Cobertura da Terra com níveis específicos de análise. A principal divisão proposta pelo Mapbiomas é: 

a) Floresta
b) Formação Natural não Florestal
c) Agropecuária
d) Área não Vegetadas
e) Corpos D'Água
e) Áreas Não Observadas.

Com a estratificação desses grupos de classes, podemos encontrar outras como: área urbana, pastagens, agricultura perene, lavoura temporária, praias e dunas etc.


Fonte: Mapbiomas


Nas figuras abaixo nós selecionamos dois municípios brasileiros (Altamira/PA e São Bernardo do Campo/SP) para ilustrar as classes no ano de 2019.

Na primeira figura conseguimos visualizar a distribuição das florestas e de áreas agropecuárias para Altamira no ano de 2019. Já a segunda figura, vemos as florestas, os corpos d' água e as áreas urbanizadas para São Bernardo do Campo.







Então, já conhecia o MapBiomas? Como os dados e a metodologia podem contribuir com o seu trabalho? Já escreveu algum artigo com os dados de lá? Compartilhe a sua experiência conosco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário