Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com
#Mapa da população de Belém com uso de pictogramas
Quando representamos dados quantitativos em mapas, normalmente usamos figuras geométricas para representá-los. São círculos, triângulos e quadrados. As vezes usam as cores para expressar essa informação, erroneamento é claro.
Eu sempre digo sobre a necessidade de representar os dados de outra forma. Óbvio que depende do objetivo e do seu público. No exemplo abaixo resolvi realizar uma figura para ilustrar a população dos municípios da Região Metropolitana em Belém de modo pictórico.
Para chegar na Figura 1, iniciei exportando um kml dos municípios da Região Metropolitana para o Google Earth. Depois coloquei em perspectiva e exportei em uma boa qualidade. Em seguida, inseri no Power Point e coloquei os ícones de uma pessoa conforme o tamanho da população. Por último, levei até o Inkscape e exportei em PNG.
Cada boneco representa um valor de população. A disposição é conforme a população aproximada de cada município. O resultado da Figura 1 mostra uma boa visualização com excelente contraste entre os dados. O ícone nos remete rapidamente a ideia de quantidade de moradores em cada lugar. A ideia é conseguir visualizar o adensamento populacional através de ícones. Informações adicionais como o tamanho da população em cada município também é bem vinda.
Figura 1. População dos municípios da Região Metropolitana de Belém em 2010, com uso de pictogramas
A Figura 2, por outro lado, é comum de ver, mas os círculos são elementos muito abstratos para destacar o tema "população". Figuras geométricas como círculos ou triângulos se mostram menos didáticos ao revelar a informação. No entanto, é a forma mais usual de representação de dados em publicações científicas. Por isso é relevante observar qual público o seu mapa será direcionado.
Figura 2. População dos municípios da Região Metropolitana de Belém em 2010, com uso de círculos
O uso de pictogramas é mais recomendável quando o ícone não gera duplo sentido e facilita a compreensão. Não é interessante acrescentar vários ícones porque ficará demasiadamente poluído. É preciso ter bom senso para usá-lo. É ideal usar quando a área, onde o elemento ficará, é grande, senão fica difícil de visualizar a informação. A principal dificuldade está na escolha de um ícone para ressaltar o tema no mapa.
Então, vocês sugerem outro uso para esse tipo de figura? Compartilhe conosco, já que é importante pesquisar e buscar destacar os dados de forma mais clara.
Fonte dos dados nas figuras: IBGE Censo Demográfico (2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário