segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Mapas da Distribuição dos Refugiados no Mundo - 2018




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com




#Quem é refugiado?




Para a ACNUR Brasil, a palavra "Refugiado" designa a pessoa que está fora do seu país de nascimento por temores de perseguição relacionados a questões de:

  • Raça
  • Religião
  • Nacionalidade
  • Pertencimento a um grupo social
  • Política
  • Violação de direitos humanos
  • Conflitos armados

Refugiados são pessoas que foram obrigadas a sairem de suas casas por conflito ou perseguição que as colocavam em risco de perder a vida ou a sua essência.

Segundo dados da ACNUR - The UN Refugee Agency (2018), quase 71 milhões de pessoas foram forçadas a sair de suas casas como resultado de perseguição, conflito, violência ou violação dos direitos humanos, colocando-as em condição de refugiado.


#Mapas da distribuição dos refugiados no mundo

Conforme os dados da ACNUR (2018), os principais emissores de refugiados no mundo são: Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar, Somália, Sudão, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Eritréia e Burundi, visto na figura 1. A concentração está no Oriente Médio, na África Central e Oriental.



Figura 1. Principais países emissores de refugiados no mundo - selecionados (2018)


Já aqueles países que mais receberam refugiados no ano de 2018, destacam-se: Turquia, Paquistão, Uganda, Sudão, Alemanha, Irã, Líbano, Bangladesh, Etiópia e Jordânia, visto na figura 2. A concentração se dá sobretudo no Oriente Médio e na África Oriental.




Figura 2. Principais países receptores de refugiados no mundo - selecionados (2018)


Percebe-se que a maioria dos países emissores de refugiados são asiáticos ou africanos pobres. Já aqueles que mais acolheram, possuem um padrão de vida um pouco mais elevado, com exceções: Uganda, Etiópia, Sudão, Bangladesh e Paquistão. Entre os que mais acolheram, a Alemanha merece destaque por ser o único a apresentar padrão de vida mais elevado

Ao cruzarmos as duas figuras, percebemos que muitos refugiados deslocam-se para países vizinhos ou pouco distantes. No entanto, há exceções, como o deslocamento de milhões de sírios em direção a Alemanha por exemplo (Figura 3).




Figura 3. Principais países emissores e receptores de refugiados no mundo - selecionados (2018)


Embora os jornais noticiem o deslocamento de refugiados para países europeus, os mais notáveis deslocamentos estão sobretudo no Oriente Médio, na África Central e África Oriental.

Para você encontrar dados mais completos sobre a distribuição dos refugiados no mundo, veja a referência citada acima. 

Então, o que você achou das figuras acima? Você teve alguma surpresa? Deixe um comentário!



Nenhum comentário:

Postar um comentário