Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com
1. Movimentação de cargas nos portos do Pará
O Estado do Pará é continental, sendo superior do que vários países com área igual a 1,247 milhão Km². Possui uma população equivalente a 8,57 milhões de habitantes. O Pará está localizado na Amazônia Oriental brasileira e é atravessado por dezenas de rios de grande extensão, como o Amazonas, Xingu e o Tapajós, entre outros.
Entre dezenas de portos do Pará, oito se destacam por maior movimentação de contêineres: Belém, Miramar, Vila do Conde, Santarém, Altamira, Itaituba, Óbidos e Outeiro. A movimentação de cargas em 2016 no Pará foi de 26,7 milhões de toneladas e nos últimos cinco anos comportou-se da seguinte maneira (Figura 1)
Após redução moderada em 2014, houve recuperação significativa em 2015, apesar de uma queda suave em 2016. No entanto, os portos têm participações diferenciadas, no qual Vila do Conde concentra mais de 66% do movimento (Figura 2).
Depois de Vila do Conde, o porto de Santarém é o 2° maior, seguido por Miramar, Itaituba e de Belém. Já aqueles com menor movimentação destacam-se: Óbidos e Outeiro. Ao observar a série histórica, percebe-se que essa ordem de importância praticamente é mesma desde 2012.
2. Conclusões
O porto de Vila de Conde é que mais movimenta cargas no Estado do Pará, seguido pelo de Santarém. Nos últimos quatro anos houve aumento na movimentação de cargas do Pará.
3. Referências
FAPESPA. Anuário Estatístico do Pará - 2018. Disponível em: http://www.fapespa.pa.gov.br/sistemas/anuario2018/tabelas/infraestrutura/tab_3.5_total_de_carregamento_nos_portos_2012_a_2016.htm
Arte: Luiz Henrique A. Gusmão
Entre dezenas de portos do Pará, oito se destacam por maior movimentação de contêineres: Belém, Miramar, Vila do Conde, Santarém, Altamira, Itaituba, Óbidos e Outeiro. A movimentação de cargas em 2016 no Pará foi de 26,7 milhões de toneladas e nos últimos cinco anos comportou-se da seguinte maneira (Figura 1)
Figura 1. Movimentação de cargas nos portos do Estado Pará entre 2012 e 2016
Após redução moderada em 2014, houve recuperação significativa em 2015, apesar de uma queda suave em 2016. No entanto, os portos têm participações diferenciadas, no qual Vila do Conde concentra mais de 66% do movimento (Figura 2).
Figura 2. Movimentação de cargas por porto do Estado Pará (2016)
Execução: Luiz Henrique A. Gusmão
Fonte: CDP (2016) / FAPESPA (2018)
Depois de Vila do Conde, o porto de Santarém é o 2° maior, seguido por Miramar, Itaituba e de Belém. Já aqueles com menor movimentação destacam-se: Óbidos e Outeiro. Ao observar a série histórica, percebe-se que essa ordem de importância praticamente é mesma desde 2012.
Figura 3. Movimentação de cargas por porto do Estado Pará (2012-2016)
Execução: Luiz Henrique A. Gusmão
Fonte: CDP (2016) / FAPESPA (2018)
O porto de Vila de Conde é que mais movimenta cargas no Estado do Pará, seguido pelo de Santarém. Nos últimos quatro anos houve aumento na movimentação de cargas do Pará.
3. Referências
FAPESPA. Anuário Estatístico do Pará - 2018. Disponível em: http://www.fapespa.pa.gov.br/sistemas/anuario2018/tabelas/infraestrutura/tab_3.5_total_de_carregamento_nos_portos_2012_a_2016.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário