segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Há florestas na Europa! Quem duvidou disso?

 

Luiz Henrique Almeida Gusmão

Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



# Há florestas na Europa! Quem duvidou disso?

Anos atrás, um presidente do Brasil afirmou em coletiva de imprensa que na Europa não há florestas! especialmente nos países mais ricos como França, Alemanha, Reino Unido e outros.

A afirmação acima é muito leviana, pois não foi citado qualquer fonte para isso. Desde então, é relativamente comum algumas pessoas reproduzirem o mesmo discurso sem qualquer base. Em plena era da informação é importante realizar pesquisas antes de fazer declarações como essa, ainda mais de uma autoridade.

A partir disso recorremos ao site da Agência Espacial Europeia - Copernicus -  para destacarmos como está o uso e a cobertura da terra de países europeus. Mas por que essa fonte?. Porque a agência realiza o mapeamento desse tipo de informação do mundo desde 2015.  Portanto, é possível comparar áreas florestais, de vegetação nativa, áreas agrícolas, etc, entre os países.

Dessa forma, nosso compromisso é com a verdade através da comprovação de fatos. Não se trata de opinião, mas de dados dispostos em mapas. No site conseguimos compreender toda a metodologia de trabalho. Dessa forma, todas as informações postadas se referem ao ano de 2019.

O primeiro país é a França. Cerca de 43% do seu território é formado por florestas, sobretudo no Centro e no Sul do país. Além disso, 10% é constituído por vegetação herbácea. A maioria dos turistas vão à Paris e arredores, talvez por isso muitos não conseguem ver as "florestas e a vegetação da França". Já a área construída ocupa apenas 4,9% do país.

Figura 1. França - Uso e cobertura da terra (2019)
Fonte: Copernius (2019)


Já a Alemanha, 43% do seu território é formado por florestas, principalmente no sul e oeste. Além disso, a área construída é de apenas 8,1% do total e as áreas agrícolas quase metade (45,1%). Os arredores da capital - Berlim - são mais verdes do que os de Paris.


Figura 2. Alemanha - Uso e cobertura da terra (2019)
Fonte: Copernius (2019)


O Reino Unido é constituído de 46,8% por vegetação herbácea, seguido por 29% de áreas agrícolas, 16% por florestas e apenas 5,7% de área construída. A capital - Londres - também é cercada por extensas florestas. 


Figura 3. Reino Unido - Uso e cobertura da terra (2019)
Fonte: Copernius (2019)


A Espanha é outro país europeu com grande extensão de florestas. Elas ocupam 43% do território, sobretudo no norte. Além disso, 10% do país é formado por vegetação herbácea e 13% por outras áreas vegetais. Por outro lado, quase 1/3 dele é coberto por agricultura e apenas 2,5% por área construída. A capital Madri é cercada por áreas vegetais também.


Figura 4. Espanha - Uso e cobertura da terra (2019)
Fonte: Copernius (2019)


A Itália é outro grande país europeu. Cerca de 45% do seu território também é coberto por florestas. Com mais 9,5% de vegetação herbácea, a extensão ultrapassa 50% do país. Por outro lado, cerca de 27% é constituído por áreas agrícolas e apenas 6,7% por área construída. A capital Roma, assim como outras europeias, também é rodeada por florestas.


Figura 5. Itália - Uso e cobertura da terra (2019)
Fonte: Copernius (2019)


Como nós conseguimos visualizar nos mapas, os grandes países europeus - em números relativos - têm grandes áreas florestais e de vegetações nativas. Em alguns casos, a área ultrapassa 50% do país. Óbvio que o Brasil possui maior quantidade em termos absolutos, mas a comparação entre os países só é possível em números relativos. 

Em termos comparativos, cerca de 60,4% do território brasileiro é formado por florestas, segundo a agência espacial europeia. O percentual de alguns países europeus são próximos, como na Áustria (56,5%) e Portugal (49,4%). Em outros, é superior, como na Suécia (71,3%) e Finlândia (76,6%), sem considerar outras vegetações nativas. Portanto, é imprescindível recorrer a fontes de sites confiáveis, para não reproduzir discursos falaciosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário