O Blog





  • O que é o Projeto "Geografia e Cartografia Digital" ?
O Blog Geografia e Cartografia Digital é uma plataforma que visa destacar as potencialidades, aplicações e breves discussões das duas ciências voltados à reflexão. O projeto se propõe a compartilhar conhecimento, revelar curiosidades e oferecer soluções na área de Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para pesquisadores, universitários, professores, profissionais liberais e empresas. 


  • Quando surgiu o Blog Geografia e Cartografia Digital?
O Blog surgiu em 2013 quando o autor ainda era universitário no curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Naquele período, eu estagiava no Lab. de Sensoriamento Remoto da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), onde descobri as Geotecnologias e me encontrei enquanto profissional. Desde então, atuo nas áreas da Cartografia Temática, Geoprocessamento e do Sensoriamento Remoto aplicado.


  • Quem escreve as publicações do Blog?
Todo conteúdo é escrito por mim, com duas ou três postagens por mês. Atualmente sou Analista em Processamento Digital de Imagens (PDI) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atuando no PRODES e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pelo Programa de Pós-Graduação da UNAMA (Universidade da Amazônia).

Além disso, atuo como Consultor na área de Geoprocessamento e Cartografia. Em maio de 2021 completei 7 anos de experiência.

Já trabalhei na Embrapa Amazônia Oriental e na Tupinambás Consultoria Ambiental. Como Consultor, já ajudei dezenas de empresas, entre elas:  


# Revista Veja - Grupo Abril (São Paulo/SP)

# Gama Lopes Alimentos (Ananindeua/PA)
# K3 Ambiental  (Belém/PA) 
# Interconnect (Belém/PA)
# LS Log (Belém/PA)
# Pedetrilha (Maceió/AL)
# Iconicidade (Belo Horizonte/MG)
# REDE
# Muitas outras

Também ajudei mais de 150 pessoas (universitários, professores universitários e profissionais liberais) através de mapas temáticos, consultorias técnicas, arquivos, cooperação em projetos, treinamentos, entre outras formas.


Já elaborei quase 400 mapas desde o início da minha carreira, além de ter um dos melhores blogs rankeado no Google sobre Cartografia.


  • Como posso adquirir os serviços prestados para a minha pesquisa ou empresa?

É simples, basta você entrar em contato pelo whatsaap (91) 98306-5306 e logo conversaremos sobre a proposta do mapa ou projeto na área. Caso o seu interesse seja em mapas para pesquisa acadêmica, acesse aqui e conheça alguns modelos: Serviço de Mapas Acadêmicos.


  • Posso pegar mapas do Blog e usar na minha pesquisa? Por quê?

Não é permitido o uso de nenhum mapa ou figura. Os produtos são apenas amostras de trabalho e usados para atrair novos seguidores, clientes e admiradores do meu trabalho. Além disso, você não pode se apropriar do trabalho intelectual de ninguém. Caso tenha interesse em algum dos trabalhos apresentados aqui, entre em contato, pois formatarei para uso particular ou comercial. 


  • Por que as primeiras postagens do Blog são sobre Belém/PA?

Na verdade, o nome inicial do Blog era Geografia e Cartografia Digital de Belém, porque eu moro nessa cidade. No entanto, ao longo dos anos eu quis expandir as possibilidades de aplicação da área de Geo, assim como falar de outros assuntos.


  • Quais produtos e serviços o autor do blog é capaz de produzir?

Muitos, desde mapas simples a análises complexas. Entre os serviços mais comuns, estão:

# Mapas Acadêmicos para artigos, TCC, Mestrado e Doutorado. Serviço de Mapas Acadêmicos

# Mapas Empresariais para qualquer negócio - Varejo, Telecomunicações, Energia, Marketing, Transporte, Indústrias, etc. Mapas Empresariais

# Shapefiles - Confecção de arquivos vetoriais - principalmente de bairros das cidades. Serviço de Shapefiles

# Kml - Confecção de dados em kml para visualização no Google Maps e Google Earth. Serviço de Kmls (Google Earth)

# Banco de dados e informações - Acervo de dados em planilha Excel ou shapefile para empresas e pesquisas científicas.

# DWG - Confecção de arquivos para serem trabalhos no AutoCad.

# ATLAS GEOGRÁFICOS MUNICIPAIS - Conjunto de mapas para municípios na área de educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário