terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Google Earth Aplicado a Análise Temporal da Paisagem





Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


1. Imagens Históricas no Google Earth

A ferramenta "Imagens Históricas" no software Google Earth Pro, disponível em https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html tem um acervo enorme de imagens aéreas em diferentes anos, principalmente entre 2000 a 2016. Esse recurso é bastante útil quando você pretende mostrar a dinâmica ocorrida no espaço, principalmente em grandes e médias cidades, assim como em locais com mudanças radicais na paisagem. O uso da ferramenta é fácil, como pretendo ensinar:

1) Acesse o Software Google Earth.
2) Pesquise alguma cidade, a sua área de estudo ou qualquer outra parte do planeta.
2) Procure o ícone que parece um relógio em verde na barra superior.
3) Clique no ícone e aparecerá várias opções de imagens por mês e ano.



Figura 01. Ferramenta Imagens Históricas em destaque
Fonte: Google Earth



Figura 02. Zoom no ícone de Imagens Históricas em destaque
Fonte: Google Earth


Figura 03. Barra com a disposição de imagens históricas
Fonte: Google Earth



2. Exemplos do uso de imagens históricas do Google Earth

O espaço geográfico é bastante dinâmico, pois as relações entre o homem e o meio mudam constantemente, principalmente nas cidades, onde a paisagem é constante alterada para dá suporte as necessidades humanas. 

Para destacar como as imagens do Google Earth podem ser usadas em palestras, artigos, apresentações ou seminários, resolvi ilustrar a mudança substancial da paisagem urbana em alguns pontos da cidade de Belém/PA (Brasil), conforme as figuras abaixo:


Figura 04. Dinâmica espacial ao redor de um shopping center na cidade de Belém/PA (Brasil)
Fonte: Imagens Digital Globe 2006, 2009, 2011 e 2015 (Google Earth)

Conforme a figura 04, em 2006, a paisagem ao redor do atual shopping center era totalmente coberta de áreas verdes, inexistindo qualquer sinal de intervenção urbanística. 

Em 2009, é perceptível a abertura de uma futura avenida através dos rastros de lama e areia ao longo do caminho. Em 2011, a avenida já está completamente asfaltada e sinalizada; uma parcela significativa das áreas verdes do local foram suplantadas para dá lugar a construção do que seria um shopping center, um condomínio horizontal e as casas, visto principalmente através dos contornos demarcados no espaço. 

Já em 2015, a paisagem está completamente alterada através da implantação do shopping center, do início das obras de um condomínio horizontal ao lado, da redução de áreas verdes ao redor das casas e da expansão viária.




Figura 05. Imagem Histórica de 2009 e 2015 de uma avenida em Belém/PA (Brasil)
Fonte: Imagens Digital Globe 2009 e 2015 (Google Earth)


Conforme a figura 05, em 2009, a Avenida João Paulo II terminava próximo a uma grande área verde, mas em 2015 já é possível vê a expansão da mesma avenida, onde a vegetação urbana foi suplantada para dá prosseguimento a via. 

O uso da ferramenta pode destacar o impacto das atividades humanas sobre os elementos naturais, como as consequências do desvio de parte da água do Mar de Aral para a irrigação na Ásia Central, visto abaixo:





Figura 06. Mar de Aral em 1986, 2006, 2011 e 2013
Fonte: Imagens NASA (1986), Digital Globe (2006, 2011 e 2013) Google Earth


É visível na imagem que ao longo dos anos, a quantidade de água presente no Mar de Aral vai reduzindo significativamente, alcançando um estado crítico em 2013, onde o mar quase some em meio ao deserto.

Lembramos que para elaborar uma composição das imagens de forma sequencial como mostra na postagem, é necessário usar outros softwares como o Paint ou o Power Point para deslocar e ajustar as figuras. O exercício de compor uma figura comparativa da paisagem é fácil. Faça você mesmo! 



3. Conclusões


O uso da ferramenta "Imagens Históricas" presente no Google Earth é excelente, válida e de fácil utilização na área de pesquisa e ensino, pois consegue destacar a mudança na paisagem, principalmente se for ativada no meio urbano ou em áreas que tiveram substancial alteração paisagística.



4. Referências

LIMA, R. Google Earth aplicado a ensino e pesquisa da Geomorfologia. http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.5/Art2v3n5final.pdf.

GOOGLE EARTH, 2016. Como visualizar imagens históricashttps://support.google.com/earth/answer/148094?hl=pt-BR.

GOOGLE EARTH, 2016. Imagens Históricashttps://www.google.com.br/earth/explore/showcase/historical.html.










Nenhum comentário:

Postar um comentário