terça-feira, 15 de setembro de 2020

Amazônia: O que mudou de 1985 para 2018?

 


Luiz Henrique Almeida Gusmão

Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


#Amazônia: O que mudou de 1985 e 2018?

O Bioma Amazônia é o maior do Brasil e abrange mais oito países. É conhecido pela exuberância e diversidade da sua fauna e flora. Contudo, desde muito tempo tem sido ameaçado por atividades humanas, com destaque para a pecuária e a extração ilegal de madeira.

A partir dos dados do MAPBIOMAS criamos um GIF que enfatiza o desmatamento acumulado no Bioma Amazônia Brasileiro nas últimas décadas. Para isso selecionamos quatro anos: 1985, 1999, 2009 e 2018.


Desmatamento acumulado - Bioma Amazônia (1985-2018)


A partir da animação é possível ver o avanço do desmatamento com o passar dos anos. Entre 1985 e 2018, as áreas mais modificadas foram no: Leste do Acre, Centro-Norte de Rondônia, Norte do Mato Grosso, Sudeste do Amazonas, Nordeste e Sudeste do Pará, Norte do Tocantins e Oeste do Maranhão.

A animação apresenta muito mais do que a perda de florestas e ecossistemas naturais. Trata-se também da extinção ou redução de variadas espécies de mamíferos, aves, reptéis, primatas, insetos etc. Perda esta que nós nunca conheceremos de fato, já que várias ainda são desconhecidas.

Representa a ameaça direta aos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras sociedades que dependem da natureza para o seu sustento. Parte significativa dessa vegetação e dos rios estão constantemente ameaçados pela contaminação - por mercúrio e outros metais pesados - com a expansão do garimpo ilegal.

Representa a emissão de poluentes - CO2, CH4 etc - para atmosfera que aceleram as mudanças climáticas. Pode representar a futura possibilidade de savanização da Amazônia - algo terrível e difícil de imaginar. Enfim, o vídeo deve nos levar a reflexão sobre a busca do famoso e nem sempre compreensível "desenvolvimento sustentável".

Para não ficarmos apenas no discurso, há formas de nós contribuirmos para a minimização do desmatamento. Aqui está uma relação, que obviamente não cabe a todos:

1) Reduzir o consumo de carne, sobretudo a bovina
2) Boicotar marcas que lucram a base do desmatamento ilegal
3) Comprar produtos à base de madeira com certificado de exploração autorizada
4) Reduzir o consumo de papel - apesar de muitos produtos terem origem da floresta plantada
5) Plantar mudas compatíveis com o ecossistema
6) Fazer dispersão autorizada de sementes em áreas degradadas ou desmatadas
7) Apoiar financeiramente reconhecidas ONGs que atuam diretamente no combate ao desmate
8) Denunciar pessoas e empresas que estão ateando fogo sem controle
9) Coletar assinaturas para criação ou apoio da Secretaria de Meio Ambiente do seu município
10) Coletar assinaturas para criação de áreas de preservação ambiental no seu município
11) Zelar florestas e ambientes naturais

Etc...

Quais outras ideias interessantes você tem? que podem ajudar na minimização do desflorestamento, não só da Amazônia, mas de qualquer outra área tropical?? Nos conte!





Nenhum comentário:

Postar um comentário