quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Mapa dos bairros mais violentos (homicídio) de Belém/PA



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



#Mapa dos bairros mais violentos (homicídio) de Belém/PA

No ano de 2019, os professores universitários (Profª Dra. Rosália do Socorro e Prof° Dr. Marco Aurélio Lobo) do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (UNAMA) publicaram um estudo sobre a violência em Belém/PA, mais precisamente o homicídio. Para ter acesso ao estudo completo, acesse aqui: Distribuição espacial dos homicídios na cidade de Belém (PA): entre a pobreza/vulnerabilidade social e o tráfico de drogas.

Os autores publicaram o estudo na Revista Brasileira de Gestão Urbana após a coleta, o processamento e análise de dados de homicídios dos bairros da capital paraense. A partir dos dados de homicídio da SEGUP (Secretaria de Segurança Pública) para o ano de 2016 e de população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, eles analisaram esse fenômeno criminal.

Foram analisados dados de 36 bairros da cidade, com exceção daqueles do distrito de Mosqueiro, de Outeiro e outros 11, inclusive Cidade Velha e Campina. No entanto, essas informações são as mais atuais e completas sobre o panorama do homicídio em Belém.

Para nós do blog, interessa saber onde as taxas de homicídios (por 100 mil habitantes) foram maiores e menores em Belém, haja vista os números não serem divulgados em nenhum portal. É possível supor que a lista também contemple onde o uso de arma de fogo é mais comum para essa prática, por ser o principalmente instrumento para esse delito ao invés de armas brancas.

Conforme o estudo, os bairros mais violentos em 2016 de Belém e onde mais teve homicídio (CORRÊA e LOBO, 2019) foram: Cabanagem, Bengui e Sacramenta, com mais de 96,7 mortes por 100 mil habitantes. A lista final finaliza com: Maracacuera, Pratinha, Agulha, Cruzeiro e Tapanã. A maioria está localizada ao longo da avenida Augusto Montenegro, com exceção do bairro da Sacramenta que é o mais violento da 1ª Légua Patrimonial de Belém. Todos foram classificados como vulnerabilidade social moderada ou alta de acordo com os dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) para o ano de 2010.




A taxa de homicídio dos oito mais altos superou os 80 por 100 mil habitantes. Alguns são conhecidos no senso comum como muito violentos, mas que não apareceram entre os maiores, como: Barreiro (77), Guamá (71,1) e Jurunas (65,2) conforme os dados de 2016 (CORRÊA e LOBO, 2019). Ainda assim, os indicadores são considerados elevados. 

Em contrapartida, os menos violentos e com menor taxa foram: Souza (5,6), Umarizal (11,7), Batista Campos (12,9) e Nazaré (13,5). A maioria dos bairros com as menores taxas são nobres e se concentram próximo ao centro da cidade. São locais cuja vulnerabilidade social é muito baixa ou baixa conforme os dados de 2010 do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).





A partir dos mapas podemos ver onde a violência do tipo homicídio é maior ou menor em Belém. Contudo, é difícil acompanhar as mudanças que ocorrem anualmente, pois os dados das Polícias Civil e Militar não são acessíveis e transparentes! Os moradores de Belém não têm acesso a essas informações há décadas. Seria interessante disponibilizar os dados em um Portal ou Plataforma para que pudéssemos analisar anualmente, assim como exigir maior ação policial ou outras medidas.



Um comentário:

  1. Ótimo trabalho. Curioso. Relevante para toda a sociedade belenense. Seria bom ver esse mapa atualizado.

    ResponderExcluir