domingo, 21 de maio de 2017

Mapas de Localização (Serviço Acadêmico)




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com



1. Mapas de Localização (Serviço)

Identificar a localização de uma área é essencial para estudos científicos em formato de artigos, TCCs, dissertações ou tese. O objetivo principal é contextualizar a área da pesquisa dentro do bairro, município, estado, país ou no mundo.

Sabemos que o mapa de localização é indispensável para articular com o texto sobre o lugar. O que adiante dizer se o local está no centro da cidade? ou localiza-se as margens de rios ou rodovias? ou está próximo de uma tribo indígena da Amazônia, se você não representa isso no seu texto.

A localização de um lugar influencia sobremaneira o contexto socioeconômico ou ambiental de uma área de estudo. Desse modo, apresentaremos alguns modelos de mapas ou figuras de localização que podem ser solicitados abaixo:



2. Modelos de mapas de localização
2.1 Localização da Comunidade Cubatão em Belém/PA

O mapa (conhecido como carta-imagem) enfatiza uma comunidade pobre no bairro do Cruzeiro em Belém/PA. O solicitante pediu para representar também as ruas ao redor, o rio que atravessa o meio do local e as áreas verdes. Até o tipo de material das casas é possível identificar. Portanto, é uma figura com vários recursos visuais para facilitar o entendimento das problemáticas da pesquisa.


Mapa 01. Localização da comunidade Cubatão em Belém/PA


A partir do mapa é possível fazer várias indagações a respeito de como vivem as pessoas na comunidade por causa da influência de um córrego nos limites por exemplo. Alguns mapas como esse vão além do foco localização, contribuindo para a compreensão de problemas socioeconômicos que possam estar ocorrendo na área.

De todo modo, o mapa não é suficiente para compreendermos todas as questões apontadas pelo trabalho acadêmico.

2.2 Localização de duas escolas particulares no bairro de Nazaré em Belém/PA


Para esse mapa também foi usado o recurso de imagem aérea como forma de evidenciar a forte presença de prédios (verticalização) do bairro e de áreas verdes nos arredores das instituições.


Mapa 02. Localização da escola Nazaré e Santa Catarina no bairro de Nazaré em Belém/PA


Uma das informações extraídas do mapa é o alto poder aquisitivo dos domicílios ao redor, verificado por prédios muito alto. Outras informações são os bairros mais próximos e os nomes das ruas. 


3. Serviços de Geoprocessamento





Nenhum comentário:

Postar um comentário