quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Cartografia e Dados sobre Atentados Terroristas no Mundo




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com




1. Cartografia e Dados sobre atentados terroristas no Mundo


Olá leitores, tudo bem com vocês? Cada vez mais o tema terrorismo vem chamando atenção nas mídias eletrônicas e impressas, assim como nas discussões acadêmicas e entre amigos. O objetivo dessa postagem é compartilhar um site que congrega dados dos atentados terroristas ocorridos no mundo, desde 2016 até 2019, quase em tempo real. O link está ao lado Plataforma de Ataques Terroristas - Esri Maps.


A coleta dos dados é oriunda de uma parceria entre a "Esri Story Maps" e a "Peace Tech Lab", usando diversas fontes. Na plataforma é possível obter dados da localização desses eventos, assim como a quantidade de fatalidades.



Figura 1. Plataforma interativa sobre os atentados terroristas no mundo em 2017


A partir da plataforma, nós podemos selecionar os atentados realizados por apenas uma organização terrorista como o "Estado Islâmico", "Al Qaeda", "Al-Shabaab", "Boko Haram", "PK", "Taliban", entre outros (Figura 2).


Figura 2. Opção dos grupos terroristas
Fonte: Storymaps (ESRI, 2017)

É possível visualizar um histórico dos atentados terroristas nas cidades. No exemplo abaixo, selecionei a cidade de Mogadíscio, capital da Somália, onde podemos saber a quantidade de fatalidades, quantidade de atentados, a data dos atentados e o grupo responsável pela ação.


Figura 3. Série histórica sobre atentados terroristas na capital da Somália em 2017
Fonte: Storymaps (ESRI, 2017)


A partir dos dados disponíveis na plataforma, é possível realizar diversos mapas temáticos e análises geográficas sobre a distribuição desses atentados terroristas, seja por grupo de atuação, país, região ou cidade. 

Para aqueles que trabalham com geoprocessamento e cartografia, esta plataforma possui um acervo muito grande de dados que possibilita escrever diversos artigos científicos ou postagens em blog sobre terrorismo no mundo. Para quem trabalha em sala de aula, também é um excelente recurso de exposição e discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário