sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Mapas de Trekking (Serviço)



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


1. Mapas de Trekking, o exemplo do Trekking em Muruci/AL (Serviço)


Há mais ou menos 4 meses, nos solicitaram um mapa para ser usado em um Trekking. Confesso que ainda não sabia do que se tratava. Logo fui pesquisar e descobri que se tratava de um percurso feito a pé, mais do que isso, é preciso acampar, dormir em algum lugar da rota e esse esporte conta com um sistema de pontuação próprio. Normalmente é uma longa competição de aventura com duração de mais de 1 dia. Para saber mais Trekking ou Trekking Brasil. Interessados no serviço, basta entrar em contato pelo número (91) 98306-5306.

Para o sucesso do Trekking é preciso um bom mapa que desvende as características físicas do local, além de rotas por onde os aventureiros irão seguir. O local da prova foi o município de Muruci, Estado de Alagoas no Brasil (Figura 1). 

Figura 1. Localização do município de Muruci, Alagoas.
Fonte: Elaboração própria no Google Maps (2018)


As informações foram divididas em uso do terra e elementos físicos (Figura 2); calçamento, tipos de trilhas, curvas de níveis e pontos de referência (Figura 3).

Figura 2. Uso da Terra e elementos físicos
Fonte: Trabalho de Campo (2017) e Google Earth (2017)

Figura 3. calçamento, tipos de trilhas, curvas de níveis e pontos de referência
Fonte: Trabalho de Campo (2017) e Google Earth (2017)


Os dados foram obtidos através de duas maneiras: Trabalho de campo e mapeamento via Google Earth. No trabalho de campo, efetuado pelo solicitante, foi usado um GPS Garmin para o mapeamento de alguns usos da terra e de elementos físicos. Esse trabalho de reconhecimento da área a ser percorrida foi importante para a confirmação de alguns usos da terra verificados pelas imagens do Google Earth. 

O mapeamento com o Google Earth objetivou identificar oos diferentes usos da terra, já que a data das imagens era muito próxima do período do trabalho de campo. O programa também foi usado para mapear trilhas, caminhos, estradas de terra, rodovias, áreas urbanas e a hidrografia. Alguns usos e elementos são facilmente identificáveis nas imagens do Google (Figura 4):

Figura 4. Uso da terra facilmente identificáveis nas imagens do Google no município de Muruci/AL
Fonte: Imagens do Google Earth (2017)


Após quase 1 mês e meio de trabalho, o resultado final (Figura 5) foi um belo mapa com os atributos naturais da área para o Trekking, assim como os demais elementos físicos importantes para a prova. Alguns atributos do mapa não estão presentes, por causa das regras impostas pelos solicitantes. O produto foi confeccionado em 45x45. 


Mapa 1. Uso da terra e elementos físicos para Trekking em parte do município de Muruci/AL (2017)
Elaborador: Luiz Henrique Gusmão (2017)
Fonte dos dados: Trabalho de campo e imagens do Google Earth (2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário