sábado, 18 de agosto de 2018

Dados de Geologia do IBGE





Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


1. DADOS DE GEOLOGIA DO IBGE


O mapeamento geológico é um instrumento básico para se obter conhecimento dos bens minerais e desenvolvimentos destes em riquezas para um país, como o Brasil, uma vez que muito do que se consome é de origem ou depende de insumos derivados de bens minerais. 

Diante disso, os mapas aplicados a geologia são recursos essenciais na visualização e análise da composição da terra, pois auxiliam significativamente a sua compreensão.

Mapas geológicos são importantes na apresentação de publicações científicas como: artigos, monografias, dissertações e teses, inclusive sendo possível correlacionar com outras ciências como: demografia, biologia, geografia, oceanografia, entre outros. 

Nesse sentido, é possível obter uma série de informações referentes a Geologia do Brasil (área geológica, dobras, fraturas, etc) no site do IBGE - Portal do IBGE - Geologia, onde é possível realizar downloads de shapefiles (Informação georreferenciada utilizada em softwares especializados como ArcGis, QGIS, etc), ou do Brasil ou de zonas específicas do território.

Primeiramente você acessa a opção "Extensão", depois "SHP" e em seguida "Geologia" para ter acesso a lista de dados sobre o assunto.



Figura 1. Passo-a-passo de como baixar dados de Geologia no site do IBGE
Fonte: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)
Fonte dos dados: IBGE

Em seguida, você escolhe qual abrangência do Brasil quer realizar download (Há mais de 20 zonas). Os dados disponíveis são referentes a escala 1:250.000 conforme o IBGE.


Figura 2. Zonas do Brasil com dados de Geologia disponíveis
Fonte: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)
Fonte dos dados: IBGE


Caso você não domine os softwares de geoprocessamento ou não tenha tempo ou ideia de como se faz mapas geológicos, é possível solicitá-los através do número (91) 98306-5306. Lembrando que os mapas têm finalidade acadêmica, pois a escala é limitada. No exemplo abaixo, destacamos um mapa geológico do município de Parauapebas, no Estado do Pará, com base nos dados disponíveis pelo IBGE.



Figura 3. Mapa geológico integrado do município de Parauapebas, Estado do Pará
É expressamente proibido o uso, aproveitamento ou compartilhamento sem autorização do autor. Caso queira o mapa, consulta o valor
Fonte: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)
Fonte dos dados: IBGE


No mapa acima, selecionamos apenas as unidades geológicas predominantes com base nos dados do IBGE. Nesse caso descartamos as outras informações. É possível selecionar os dados a serem representados conforme a necessidade do solicitante. Alertamos que o mapa geológico de Parauapebas não pode ser usado em trabalhos acadêmicos, uma vez que é uma amostra de trabalho.



2. Quer acessar outros materiais do Blog?


Caso você tenha interesse em outras publicações, shapefiles e documentos sobre Geologia do IBGE, acesse esse link: Portal de dados sobre Geologia do IBGE



3. Outras postagens que podem ser interessantes para você


Há outras postagens que podem ser do seu interesse:


1. Mineração na Serra dos Carajás usando Geotecnologias
http://geocartografiadigital.blogspot.com/2015/08/mineracao-na-serra-dos-carajaspa-usando.html













Nenhum comentário:

Postar um comentário