quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Origem dos turistas do Continente Americano para o Brasil




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com



1. Origem dos turistas do Continente Americano para o Brasil


Em 2017, o Brasil recebeu 6,58 milhões de turistas, dos quais 4,76 milhões (72,3%) eram oriundos do continente americano (Ministério do Turismo, 2018)

O número é menor do que aquele verificado em 2016, quando o país recebeu 4,48 milhões de turistas do continente (Ministério do Turismo, 2018).

Para saber dados sobre turismo no Brasil, basta acessar o link ao lado Anuário Estatístico de Turismo - Brasil.

Quando analisamos a origem dos turistas das regiões do continente americano, verificamos que a maioria vem da América do Sul (4,11 milhões ou 86,3%), seguido pela América do Norte (605,9 mil ou 12,7%) e depois América Central e Caribe (49,3 mil ou 1%), conforme o mapa abaixo:



Mapa 01. Quantidade de turistas oriundos por parte do continente americano ao Brasil
É expressamente proibido o uso, aproveitamento ou compartilhamento sem autorização do autor. Caso queira o mapa, consulta o valor
Fonte: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)
Fonte dos dados: Ministério do Turismo (2017)


Percebemos que os principais emissores do continente são da: Argentina (1°), Estados Unidos (2°), Chile (3°), Paraguai (4°) e Uruguai (5°). De cada 100 turistas do continente que chegaram em 2017, pelo menos 86 vieram desses países.

Completando a lista do Top 10 nós temos: Colômbia (6º), Bolívia (7º), Peru (8º), México (9°) e Venezuela (10º). Nesse contexto, os 10 países citados respondem por 97% dos turistas do continente.

No mapa abaixo percebemos que os principais emissores de turistas do continente estão ao sul do Brasil, a maioria limítrofe, com exceção do Chile e dos Estados Unidos ao norte.



Mapa 02. Quantidade de turistas oriundos dos países do continente americano ao Brasil (2017)
É expressamente proibido o uso, aproveitamento ou compartilhamento sem autorização do autor. Caso queira o mapa, consulta o valor
Fonte: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)
Fonte dos dados: Ministério do Turismo (2017)


Segundo o mapa, é interessante ver que somente da Argentina vieram 2,6 milhões de turistas, o equivalente a 55% do total do continente. Já os outros países, o total foi: Estados Unidos (475,2 mil), Chile (342,1 mil), Paraguai (336,6 mil) e Uruguai (328,0 mil).

Ainda conforme o mapa, na terceira faixa mais expressiva, entre 115 e 140 mil turistas, destacaram-se os países ao oeste do Brasil, como: Bolívia, Peru e Colômbia. Já aqueles com menor representatividade, merecem destaque os países da América Central, assim como o Suriname, Guiana e Guiana Francesa.


Na comparação entre 2017 e 2016, verificamos que na maioria dos países (60% dos analisamos)  houve redução no número de turistas, especialmente do Canadá, Estados Unidos, México e Bolívia, em termos quantitativos. 

A maior redução se deu nos países da América do Norte e da América Central, com exceção do Haiti onde a situação foi inversa, assim como a maioria dos países da América do Sul, como podemos ver no mapa abaixo:



Mapa 03. Variação de turistas entre 2016 e 2017 no continente americano em direção ao Brasil
É expressamente proibido o uso, aproveitamento ou compartilhamento sem autorização do autor. Caso queira o mapa, consulta o valor
Fonte: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)
Fonte dos dados: Ministério do Turismo (2017)


Por outro lado, na América do Sul de modo geral, a situação foi bem diferente, com aumento na emissão de turistas, com exceção da Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa. 

Entre aqueles que mais incrementarem o número de turistas, destacaram-se quantitativamente: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Panamá.

Abaixo, temos a lista completa do número de turistas dos países do continente com base no Ministério do Turismo (2018), ano base 2017.


Figura 1. Ranking dos países emissores de turistas ao Brasil (2017)


Gostou dos mapas? Você tem interesse em mapas turísticos? ou precisa espacializar dados referentes ao tema? Nos procure e realizaremos o mehor projeto cartográfico para sua pesquisa ou empresa! :)



2. Conclusão

Os mapas indicaram que a maior parte dos turistas que chegaram ao Brasil vieram da América do Sul, mas também dos Estados Unidos. A Argentina é o principal emissor do continente ao Brasil, seguido por outros países vizinhos. No último ano, percebemos um volume menor de turistas no Brasil, porém alguns países aumentaram o número de turistas especialmente aqueles da América do Sul.