quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Onde estas bandas de Rock são mais populares no Brasil?





Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com


1. Onde estas bandas de Rock são mais populares no Brasil?

A partir do Google Trends, uma ferramenta do Google que mostra os termos mais populares buscados em um determinado período, foi possível medir a popularidade de bandas de Rock por estado brasileiro pelo Youtube entre 20/11/2017 e 20/11/2018. 


Baseado na proporcionalidade de buscas, o Google estima o grau de interesse em determinado assunto. Quanto mais próximo do número 100 mais popular, e quanto mais próximo do número 0 menor será o interesse.

Pensando nisso, selecionamos 14 bandas de rock internacional e realizamos figuras simples para mostrar o interesse em cada grupo. 

*As figuras foram feitas de modo simples, não sendo mapas, pois muitos elementos foram retirados para facilitar a comunicação. 



















2. Conclusões

De modo geral, os estados das regiões Sul e Sudeste, parte das regiões Norte e Centro-Oeste demonstraram mais interesse por bandas de rock internacional via Youtube no período. Por outro lado, toda a região Nordeste, parte do Centro-Oeste e do Norte demonstram menor interesse nesse estilo musical, uma vez que essas bandas foram menos pesquisadas no Youtube.


3. Referências

Google Trends. Disponível https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR.


4. Serviço de Geoprocessamento e Cartografia?








2 comentários:

  1. Resumo da obra: o Amazonas gosta de tudo e o Mato Grosso não gosta de nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Lembrando que grande parte da população do Amazonas vive na capital, então o maior número de internautas do estado é oriundo de Manaus, por isso o mesmo se destaca!

      Excluir