quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Animação Cartográfica no GIPHY




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com




1. Animação Cartográfica no GIPHY

Vivemos na era da informação e de avanços tecnológicos rápidos, em que as nossas formas de comunicação se tornam cada vez mais fluídas. Com a Cartografia não pode ser diferente, é preciso dinamizá-la a fim de aumentar nossa capacidade de comunicação com os leitores de mapas e usuários da informação espacial.

Para atingir esse objetivo nós precisamos nos apropriar de novas formas de comunicação, ferramentas e de tecnologias. Entre essas ferramentas está o GIPHY, muito famoso entre adolescentes e jovens que a utilizam para produzir "memes". Resumidamente, o GIPHY é uma ferramenta capaz de produzir animações em tempo recorde!



Figura 1. Interface do GIPHY para construir uma animação
Fonte: Autor (2019)

Basta você fazer um cadastro, acrescentar e organizar suas imagens, selecionar "stickers" e/ou "filters" para produzir rapidamente uma animação, podendo escolher até o tempo de duração de cada uma. É ideal para aqueles que buscam dá uma animada em suas apresentações ou até mesmo para quem trabalha com Cartografia Temática, pois você pode selecionar uma série de imagens de satélites ou mapas de forma cronológica! 

No exemplo abaixo, eu selecionei 5 imagens do Google Earth para destacar a localização da "Doca", uma área famosa na cidade de Belém. As imagens selecionadas destacam a "Doca" com um círculo vermelho na cidade de Belém até aparecer uma foto do local. 



Figura 2. Localização da "Doca" em Belém/PA
Fonte: Autor (2019)


A animação está na extensão .gif e é uma figura, não um vídeo. O tamanho final é de 800 Kb!, ou seja, fica muito fácil de compartilhar em várias redes sociais e acrescentar nas suas apresentações. Se você quiser melhorar as suas imagens do Google Earth, quando for exportar, aumente a resolução espacial de cada uma. No exemplo acima, apenas tirei "print screens" para acelerar o processo.

Então, o que você achou da ferramenta? Já conhecia? O que você acha que será capaz de fazer com ela? Deixe um comentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário