quinta-feira, 18 de março de 2021

Quando ocorreu o Lockdown em Belém/PA no ano de 2020?

 


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



Quando ocorreu o Lockdown em Belém no ano de 2020?

No dia 07 de maio de 2020, o Governo do Pará decretou o Lockdown (Bloqueio total ou confinamento) na Região Metropolitana de Belém e mais três municípios (Santo Antônio do Tauá, Vigia e Breves). No dia 17 de maio, previsto para terminar, foi prorrogado por mais 8 dias, totalizando 18 dias em 10 municípios.

A figura abaixo destaca quando o Lockdown foi iniciado, prorrogado e finalizado no mês de maio de 2020.




Naquele ano a medida ocorreu devido a superlotação de leitos de UTI por doentes em decorrência da Covid-19. Foi um episódio inédito para várias gerações e uma medida emergencial para conter o avanço da doença durante da pandemia do Sars-Cov-2. Basicamente os serviços essenciais poderiam funcionar como supermercados, farmácias, hospitais, padarias e outros de emergência; alguns deles apenas algumas horas por dia.

Outros locais estavam totalmente bloqueados como boates, praças, bares, escolas, postos de combutíveis e outros estabelecimentos considerados não essenciais à sobrevivência. Houve muitos protestos por parte dos comerciantes que relatavam prejuízos, porém o temor por causa da contaminação era grandes. Um número significativo de pessoas ficaram em casa para reduzir o contágio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário