segunda-feira, 3 de maio de 2021

Mapa da população mundial na plataforma da NASA




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com



#Mapa da população mundial na plataforma da NASA

A partir de uma Plataforma Digital com dados de população da NASA (Agência Espacial Americana) é possível verificar o número de pessoas que vivem em espaços demarcados em um mapa. Lá você pode desenhar polígonos e círculos ao redor de cidades ou grandes áreas e saber o número de moradores.

Fonte: NASA (Agência Espacial Americana)


Os dados da plataforma são estimativas do ano de 2015. Em alguns casos, como o Brasil, já há dados para 2020. O mais interessante é conseguir comparar regiões específicas por meio de distâncias ou de polígonos bem definidos. 

Como forma de exemplificar o uso da ferramenta, selecionamos um raio de 100 quilômetros ao redor das cidades brasileiras: Belém/PA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Assim, conseguimos saber o total de moradores dentro desse círculo.





Com o uso dessa ferramenta você pode selecionar e comparar várias áreas do mundo! E aí, o que achou? Que tal compartilhar algumas figuras que ilustram grandes diferenças entre cidades e regiões ao redor do mundo.

Quais aplicabilidades educacionais e de pesquisa você percebe com essa ferramenta? Compartilhe conosco.




Um comentário:

  1. Parece que a escala de cores não representa corretamente a população humana. Observe as regiões do sertão nordestino, que aparecem mais populosas (mais escuras) do que o interior de São Paulo... E o Paraguay parece estar mais populoso do que o Estado do Paraná...

    ResponderExcluir