segunda-feira, 21 de março de 2022

Ucrânia: dispersão de refugiados pela Europa


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Msc. Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA)
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



#Ucrânia: dispersão de refugiados pela Europa

A Ucrânia, país localizado no Leste da Europa, passa por uma guerra com a Rússia. Desde o início desse confronto, milhões de refugiados têm ido em direção aos países vizinhos. Mas, qual deles têm abrigado essas pessoas (principalmente crianças e mulheres)?

A partir dos dados da ACNUR (Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), confeccionamos um mapa para evidenciar a dispersão pelos países europeus. Os dados se referem até o dia 18/03/2022, cuja atualização pela ACNUR é constante. O mapa abaixo é uma amostra de trabalho, cheio de marcas d' água; caso queira limpo, por favor, entrar em contato. É proibido o seu uso.

O mapa destaca o maior fluxo em direção à Polônia (1,9 milhão), quase 60% do total. Em sequência vêm: Romênia (508 mil), Moldávia (355 mil), Hungria (291 mil), Eslováquia (234 mil). Por fim, vem Rússia (184 mil) e Belarus (2,1 mil). No total, cerca de 3,2 milhões de pessoas saíram do país. Contudo, esse número muda drasticamente conforme a intensificação da guerra.



*Amostra de trabalho. Entrar em contato para ter acesso ao mapa
Elaborador: Msc. Luiz Henrique Gusmão. Fonte: ACNUR (até 18/03/2022)

Matérias de jornais têm publicado sobre o fluxo em direção a outros países não listados acima, como Alemanha e Grã-Bretanha, porém o ponto inicial tem sido sobretudo a Polônia. A fuga dos campos de guerra tem sido por trens, de carro e até à pé, cuja travessia demora vários dias até as fronteiras.

Do ponto de vista técnico do mapa, foi utilizado o método "linhas proporcionais", cuja cada seta indica a intensidade do fluxo de refugiados. O produto foi feito no software QGIS e pode ser adquirido; basta entrar em contato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário