segunda-feira, 4 de julho de 2022

Expansão urbana no Distrito Federal entre 1985 e 2020

 


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Msc. Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA)
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



#Expansão urbana no Distrito Federal entre 1985 e 2020

A partir dos dados do Mapbiomas geramos um GIF animado que mostra a expansão urbana entre 1985 e 2020 no Distrito Federal. 

No ano de 1985, a área urbanizada totalizava 276,2 km² e passou para 635,2 km² em 2020. Em 35 anos, o crescimento foi de 135% e principalmente nas antigas "cidades-satélite", chamadas hoje de Regiões Administrativas.




A animação destaca o crescimento em regiões como Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria, por exemplo. As áreas urbanizadas estão concentradas na porção oeste do DF, enquanto no lado leste predomina áreas agrícolas e vegetais. 

O entorno de Brasília também cresceu bastante, especialmente no eixo em direção à Goiânia, cuja tendência de mais áreas construídas como casas, conjuntos habitacionais, indústriais e comércio permanecem.

O eixo Plano Piloto em direção a Planaltina também continua a crescer, com maior integração socioeconômica e  conurbação nos próximos anos. As avenidas arteriais e rodovias são os principais vetores de expansão urbana, já que a cidade de Brasília é conhecida por ter sido planejada para "cidadãos condutores de veículos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário