segunda-feira, 2 de julho de 2018

Mapas com setores censitários, o que são? o que se pode fazer?




Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com




1. Mapas com setores censitários (Serviço)

Estou oferecendo o serviço de mapas com dados por setor censitário para o Brasil inteiro. Todas as informações são oriundas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ora para o Censo Demográfico de 2010, ora para o de 2000, sendo portanto, as menores frações do território brasileiro com dados por amostra de domicílio.

Os mapas podem ser socilitados para qualquer município do Brasil, contendo informações específicas do IBGE. Embora o blog destaque mais informações sobre a cidade de Belém e do Estado do Pará, isto não descarta a possibilidade de fazermos mapas para municípios do Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará ou qualquer estado. Para saber mais (91) 98306-5306, via whatsaap.



2. O que são Setores Censitários?

Conforme o IBGE (2010): Setor Censitário é a unidade territorial de coleta das operações censitárias, definido pelo IBGE, com limites físicos identificados, em áreas contínuas e respeitando a divisão político-administrativa do Brasil. Ou seja, são as menores unidades territoriais com dados sobre população, educação, renda, meio ambiente, entre outros, disponíveis a sociedade civil. 

No exemplo abaixo (Figura 1), destacaremos os setores censitários do Estado do Pará como forma ilustrativa de como essas unidades são:

Figura 1. Setores Censitários do Estado do Pará (2010)
Fonte dos dados: IBGE (2010)
Elaborador: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)


Como podemos observar, os setores censitários são microunidades com dados disponíveis do censo. No caso do Pará são 8.919 setores censitários cobrindo os 144 municípios do estado. Entre as diversas informações que podem ser espacializadas nesse nível de detalhamento destacam-se:

01. População (Total e densidade)
02. Renda por salário mínimo
03. Arborização
04. Verticalização
05. Iluminação pública
06. Esgotamento Sanitário
07. Formas de captação da água
08. Entre outros.


3. Exemplo de aplicação, o caso de Tucuruí/PA.

Obtemos os setores censitários urbanos do município de Tucuruí e destacamos o percentual dos mesmo sem pavimentação com base nos dados do IBGE (2010), da edição "Entorno dos domicílios" (Figura 2):


Figura 2. Setores Censitários urbanos de Tucuruí/PA com percentual de vias sem pavimentação
Fonte dos dados: IBGE (2010)
Fonte do mapa: Luiz Henrique Almeida Gusmão (2018)

*É expressamente proibido o uso, aproveitamento e compartilhamento do mapa sem autorização prévia do autor.


Como podemos observar acima, as informações sobre a ausência de pavimentação estão mega detalhadas, a nível de setor censitário, sendo portanto, o maior grau de detalhamento que existe para os municípios

Através do mapa acima, fica evidente que a pavimentação é mais presente na área central de Tucuruí, assim como na Vila Permanente, diferentemente dos setores na porção noroeste, extremo norte e alguns no sul, o que evidencia a precariedade deste serviço à população nessa parte da cidade.

Os valores variam significativamente, 0% em alguns setores a 76,1% em outros, o que reflete a dificuldade de caminhar em alguns deles e por conseguinte, outros problemas devem surgir em decorrência da carência ou ausência de pavimentação, seja ela qual for. 

Na Vila Permanente, praticamente todos os setores são bem servidos pela pavimentação, assim como parte de alguns na região central de Tucuruí.

Para saber mais sobre quais informações ambientais o IBGE dispõe a nível de setor censitário, acesse o material: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios - IBGE (2010)

Então, o que achou dos setores censitários? já os conhecia? que tal explorar dados para este nível de detalhamento? não sabe por onde começar? Ligue e saiba mais (91) 98306-5306.


2. Consultoria em Geoprocessamento e Cartografia











Nenhum comentário:

Postar um comentário