quinta-feira, 14 de março de 2019

Mapa do Suicídio: os estados com mais e menos casos no Brasil



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com



1. Suicídio

Para Zanluqui (2017): "Suicidar-se é o ato de tirar de si a própria existência. Com ela se esvai do ser toda a dor, mas também a oportunidade de vivenciar de maneira sublime o cheiro das flores, os sabores amargos e doces e também a chance de renascer do sofrimento com toda garra para transformar-se". 


Ainda para a autora, o suicídio não escolhe espaços sociais, cor, etnia, condição financeira, raça ou sexo, em que as causas são múltiplas. No entanto, espacialmente é possível identificar onde os brasileiros, infelizmente, mais cometeram esse ato. Com a posse dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública - 2018 mapeamos as taxas de suicídio por 100 mil habitantes para as unidades da federação.

Caso você precise de ajuda, ligue para 188 ou acesse o site Centro de Valorização da Vida - CVV.


Crédito da imagem: Revista Veja-Abril / Arte: Luiz Henrique A. Gusmão



2. Mapa do Suicídio no Brasil

Em 2017, 10.530 pessoas cometeram suicídio no Brasil, número superior ao do ano de 2016, quando 9.623 pessoas fizeram o mesmo (Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2018). Geograficamente, os suicídios se distribuem de maneira bastante diferenciada no território brasileiro, quase como uma divisão norte-sul (Mapa 01).


Elaborador: Luiz Henrique A. Gusmão (2019)
Fonte dos dados: ABSP (2018)
É proibido usar ou aproveitar sem autorização. Consulte o valor desse produto


Os estados com as maiores taxas do país são: Santa Catarina (11,0) e Rio Grande do Sul (9,6), seguido por Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Acre e Ceará. Já aqueles com as menores taxas destacam-se: Sergipe (0,7), Rio Grande do Norte (1,6) e Maranhão (2,2)Entre as regiões, é visível o contraste do estado do Paraná no Sul, o Ceará no Nordeste, o Acre no Norte e o Rio de Janeiro no Sudeste. 

Quando avaliamos a variação de suicídios entre 2016 e 2017 por unidade federativa, percebemos (Mapa 02) que na maioria deles houve aumento de casos, especialmente na região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na maioria absoluta do Norte.


Elaborador: Luiz Henrique A. Gusmão (2019)
Fonte dos dados: ABSP (2018)
É proibido usar ou aproveitar sem autorização. Consulte o valor desse produto


Só em 5 estados do Brasil, os suicídios reduziram em 1 ano, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de medidas de combate a essa prática. Dentre os estados com as maiores variações, destacam-se: Amapá (101%), Sergipe (65%), Acre (61%) e Rio de Janeiro (32%). Já o oposto, Rio Grande do Norte (-31%), Pará (-14%) e Alagoas (-8%).



3. Conclusões

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que os estados onde mais se cometeu suicídio eram em sua maioria da porção Centro-Sul, em contraste com taxas menores do Nordeste e do Norte. De modo geral, o suicídio é um fenômeno complexo, mas que pode ser resolvido! com ajuda profissional.



4. Para SABER:



 Fonte: Ministério da Saúde


Fonte: Defensoria Pública do Pará


4.1. Uma abordagem sobre o suicídio de adolescentes e jovens no Brasil - Download

4.2. Suicídio, já parou para pensar? - Compreendendo o suicídio

4.3. Conhece o Centro de Valorização da Vida? - CVV

4.4. Como prevenir o suicídio? - Ministério da Saúde


2 comentários: