sábado, 22 de junho de 2019

Municípios defrontantes com o mar (SHP e tabelas do IBGE)



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Emails: henrique.ufpa@hotmail.com
gusmao.geotecnologias@gmail.com




1. Municípios defrontantes com o mar (SHP e tabelas do IBGE)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) disponibilizou na sua plataforma dados geoespaciais dos municípios defrontantes com o mar. Resumidamente são aqueles diretamente banhados pelo Oceano Atlântico, abrangendo desde Oiapoque (AP) a Santa Vitória do Palmar (RS).

Ao todo, são 280 municípios inseridos em 17 unidades da federação (IBGE, 2018). 





Algumas curiosidades sobre essa região marítima do país:

1. Os maiores municípios em área são: Oiapoque (AP), Calçoene (AP), Chaves (PA), **Lagoa dos Patos (RS), Amapá (AP) e Macapá (AP).

**Embora a Lagoa dos Patos não seja um município, a mesma está inclusa na lista do IBGE. 

2. Os menores municípios em área são: Fernando de Noronha (PE), Senador Georgino Avelino (RN), Cabedelo (PB), Bombinhas (SC) e Imbé (RS).

3. Os estados que mais possuem municípios nessa zona são: Maranhão (33), Bahia (30), Santa Catarina (27) e Rio de Janeiro (25).

4. Os estados que possuem menos municípios nessa zona são: Amapá (4), Piauí (4) e Paraná (5).


***Na nota técnica, o IBGE ressalta que o arquivo não representa a linha média das marés, nem a influência da dinâmica marítimo-litorânea, ou mesmo as reentrâncias típicas do litoral brasileiro como: deltas, baías e outros sistemas (IBGE, 2018). No entanto, vale a pena baixar a informação para ser utilizada em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para diferentes finalidades.

Então, você já tem esse dado do IBGE? o conhecia? já desenvolveu algum trabalho específico ou necessita de uma consultoria para desenvolver um? Entre em contato e teremos o compromisso de ajudar você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário