quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Mapa do IDH - países e subregiões

 


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Msc. Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA)
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



#Mapa do IDH - países e subregiões


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido pelas Nações Unidas com o intuito de oferecer uma medida mais abrangente para comparar o desenvolvimento de um país ao invés de parâmetros econômicos, como o PIB ou PIB per capita.

O IDH analisa padrões gerais de saúde, educação e vida para medir o desempenho individual dos países ao redor do mundo. É um esforço para tentar compará-los. 

No site Global Data Lab você consegue visualizar o IDH por país e de qualquer sub-região (estado ou província) de cada um. Por exemplo, é possível ver o IDH dos estados brasileiros para vários anos, assim como da França, dos Estados Unidos, do Japão ou da África do Sul. Trata-se de um mapa interativo.


De maneira geral, podemos entender:

a) Tons de vermelho como IDH muito baixo e baixo;

b) Tons de laranja e amarelo como IDH médio;

c) Tons de verde claro e verde escuro como IDH alto;

d) Tons de azul escuro e muito escuro como IDH muito alto;

As regiões foram divididas em 20 zonas de desenvolvimento humano. Abaixo eu selecionei algumas regiões que chamam atenção para o grande desnível de desenvolvimento humano.


Figura 1. IDH Oriente Médio e Chifre da África (2019)

O contraste nessa parte do globo é uma das mais extremas. De um lado temos países da península arábica (Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Omã) com IDH muito elevado ou elevado; e do outro, países com IDH muito baixo e baixo como Iêmen, Somália, Sudão, Etiópia, Sudão do Sul, Eritréia, Afeganistão, Paquistão muitos outros. No continente africano ainda predominam regiões de baixo e muito baixo IDH, com exceção dos países do Norte e de algumas regiões da África do Sul.


Figura 2. IDH Europa (2019)

Na Europa há quase homogeneidade. Contudo, os mais altos índices de desenvolvimento humano estão em países escandinavos e no Norte, como Alemanha, Dinamarca, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Islândia, Irlanda, Suécia, Noruega e Finlândia. 

Vários outros países têm índices altos também, com desigualdades menores entre suas regiões, como é o caso da França, Itália, Polônia, Rep. Tcheca etc. No entanto, níveis intermediários de desenvolvimento são vistos mais na Europa Oriental, como é o caso dos países dos balcãs, Ucrânia, Moldávia, Romênia e outros.


Figura 3. IDH Centro-Sul da América do Sul (2019)

A América do Sul é conhecida por suas enormes desigualdades. No Brasil e no Peru as diferenças são bem perceptíveis, ao comparar o Centro-Sul com o Norte e Nordeste no caso do primeiro, e, o litoral com o interior no segundo. Na Colômbia a diferença também é grande. 

Em outros países a diferença é bem menor, como é o caso da Argentina, do Chile e do Uruguai, cujos padrões são os mais altos do continente. Nos outros países, o nível moderado de desenvolvimento humano é predominante, caso da Bolívia, do Paraguai, da Venezuela etc. Em algumas regiões, o IDH chega até ser baixo, caso dos países na porção Norte do continente (Guiana, Suriname e Venezuela).


Figura 4. IDH Oceania (2019)

Ao lembrar da Oceania, muitos recordam apenas da Austrália e da Nova Zelândia cujos índices de desenvolvimento humano são muito elevados, semelhantes a de outros países. Entretanto, há países com IDH baixo ou muito baixo, caso da Papua Nova Guiné, do Timor-Leste e de outras ilhas do Pacífico. 


Figura 5. IDH América Central e Noroeste da América do Sul (2019)

A América Central é composta por vários países extremamente desiguais. A prova disso está no Caribe, onde Cuba e Bahamas têm padrões altos em comparação ao Haiti ou a Jamaica, por exemplo. IDHs baixos ou medianos são comuns em países como Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Belize e Honduras. 

Uma das fronteiras mais desiguais no mundo é entre o Haiti e a República Dominicana. Até a porção Sul do México, região menos desenvolvida do país, é mais desenvolvida do que vários países citados anteriormente. Por outro lado, outros países da região em condições melhores são: Panamá e Costa Rica. 


Figura 6. IDH América do Norte e parte da América Central (2019)


Na América do Norte, EUA e Canadá gozam de desenvolvimento humano muito elevado ou elevado. Os padrões mais altos estão no Nordeste, Oeste e Norte dos EUA, tal como no Nordeste e Oeste do Canadá. Ao comparar com o México, a dissimelhança é visível, onde predomina índices moderados, e altos em algumas regiões.


Figura 7. IDH Extremo Oriente, Sul da Ásia e parte do Sudeste Asiático (2019)

Por fim, no Extremo Oriente, Japão e Coréia do Sul gozam de elevado padrão de vida em contraste com os demais países, especialmente do Sudeste Asiático. As regiões chinesas têm diferenças enormes, onde os padrões de vida são melhores naquelas do litoral em relação aos do interior. 

Em outros casos, IDHs intermediários e baixos são comuns no Camboja, Laos, Butão, Nepal, Índia, Mongólia Bangladesh, Myanmar, Nepal e Filipinas, por exemplo. É interessante perceber o melhor desenvolvimento humano da Tailândia, Malásia e do Sri Lanka em relação aos seus vizinhos. Na Índia, quase sem exceção, predomina IDHs intermediários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário