sábado, 10 de dezembro de 2022

Desmatamento na Região Metropolitana de Belém/PA em 36 anos


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Msc. Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA)
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



#Desmatamento na Região Metropolitana de Belém/PA em 36 anos 

A Região Metropolitana de Belém está localizada no estado do Pará e é formada por 7 municípios. Com base nos dados do Mapbiomas, nós realizamos uma animação mostrando a perda florestal ocorrida em cada município, entre o ano de 1985 e 2021. 

Em Belém fica evidente na porção norte, onde está a ilha de Mosqueiro, de Outeiro, de Cotijuba, no distrito de Icoaraci e ao longo da rodovia Augusto Montenegro.

Em Ananindeua a redução ocorreu nas porções norte e sul, onde estão os bairros do Curuçambá, Paar, Icuí, Águas Lindas, Aurá e Águas Brancas.



Em Marituba a redução ocorreu sobretudo ao longo da BR-316 e da rodovia que dá acesso a Alça Viária. Em Santa Bárbara do Pará foi maior na porção nordeste e sudoeste, ao longo da PA-391. Em Benevides, a maior redução se deu ao redor cidade e na região noroeste, onde está o distrito de Benfica.

Já em Santa Izabel do Pará e Castanhal, o desmatamento se deu em várias direções, especialmente nas regiões norte, sudeste e ao redor da sede de cada município.

Os principais vetores do desmatamento apontados são: áreas urbanizadas e a pecuária extensiva. Em Belém, Ananindeua e Marituba, a perda de florestas se dá mais por causa da expansão de conjuntos habitacionais, condomínios fechados e ocupações irregulares. Esses processos também ocorreram nos outros municípios, mas em menor proporção.

No caso de Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, a expansão da pecuária tem sido a principal razão do desmatamento.


Fontes: Mapbiomas. Gusmão; Lobo; Tourinho (2021).


Nenhum comentário:

Postar um comentário