quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Rio de Janeiro: mapa dos bairros mais populosos


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Msc. Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (UNAMA)
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



#Rio de Janeiro: mapa dos bairros mais populosos em 2010

A vibrante cidade do Rio de Janeiro, com seus 6,3 milhões de habitantes em 2010, espalhados pelos 160 bairros, revela um panorama fascinante. Utilizando os dados do Censo Demográfico do IBGE, elaboramos um mapa com os bairros mais populosos da cidade.

Nessa representação cartográfica, doze bairros emergiram como os mais populosos, com populações superiores a 100 mil habitantes. A maioria deles se encontrava na Zona Oeste. Contudo, também identificamos notáveis concentrações populacionais na Zona Sul e Zona Norte da cidade. O bairro de Campo Grande é o mais populoso do Rio com 328 mil habitantes. Esse mapa revela as nuances e diversidades da demografia na cidade do Rio.


Mapa 1. Rio de Janeiro: os bairros mais populosos em 2010


Em seguida vinha Bangu e Santa Cruz com mais de 200 mil habitantes. Por fim, em ordem vinham os bairros: Realengo, Tijuca, Jacarepaguá, Copacabana, Barra da Tijuca, Maré, Guaratiba, Senador Camará e Taquara, com população entre 102 mil e 180 mil.

Os doze bairros totalizavam 32% de toda a população da cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, a cada 10 moradores, pelo menos 3 moravam em um deles. Somente Campo Grande detinha 5,2% de toda a população da cidade, Bangu (3,8%) e Santa Cruz (3,4%)

É interessante pensar que esses bairros são muito distintos no que se refere a renda. Bairros nobres como Barra da Tijuca e Copacabana tinham população superior a 100 mil habitantes, da mesma forma que outros com renda mais baixa como Guaratiba, Senador Camará e Maré. 

São bairros cujo o tipo de ocupação é bem diferente. Nos bairros mais nobres é comum a existência de apartamentos, ao passo que outros de baixa renda são casas e assentamentos precários.

O mapa acima é um exemplo de muitos outros que podem ser elaborados para a cidade do Rio de Janeiro com indicadores sociais. Também é possível visualizar esse tipo de dado para bairros, zonas administrativas e outros municípios do estado do Rio de Janeiro. Entre em contato.

Fonte: IBGE Censo Demográfico 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário