sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Mapa da Densidade de cidades no Brasil


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



1. Mapa da densidade de cidades no Brasil

A partir dos dados de localização das cidades brasileiras, cerca de 5.570 pontos, eu espacializei a densidade em um mapa temático, adotando a técnica de Kernel

Quanto mais alaranjado, menor a quantidade e proximidade de cidades. Por outro lado, quanto mais esverdeado, maior o número e a proximidade de cidades. O mapa final revela grandes diferenças entre os estados, as regiões e dentro dos estados brasileiros.

Mapa 1. Brasil: Densidade de cidades (2021) 


O mapa mostra que a maior concentração de cidades está em várias regiões dos estados brasileiros, tais como: litoral do Rio Grande do Norte até Sergipe, grande parte do agreste nordestino, sul da Bahia, sul de Minas Gerais, Centro-oeste de São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo, norte do Paraná, litoral e interior de Santa Catarina, norte e centro-leste do Rio Grande do Sul, centro de Goiás e outros trechos.

Nesse contexto, a técnica de kernel desempenha um papel fundamental nos estudos demográficos, fornecendo uma abordagem analítica para compreender a distribuição espacial de variáveis populacionais. 

Ao aplicar essa técnica, podemos visualizar de forma mais clara a concentração ou dispersão de determinadas características demográficas, como densidade populacional, migração, idade ou renda, em diferentes áreas geográficas.

Isso nos permite identificar padrões e tendências que podem ser utilizados para tomar decisões informadas em políticas públicas, planejamento urbano, saúde pública e outras áreas. Além disso, a técnica de kernel é útil para identificar áreas de maior vulnerabilidade ou risco, auxiliando na alocação eficiente de recursos e na implementação de medidas preventivas. E você, precisa desse tipo de mapa para as suas pesquisas? Entre em contato que eu te ajudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário