quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Mapas para Teses de Doutorado (serviço)



Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com



Mapas para Teses de Doutorado

Os mapas desempenham um papel fundamental na apresentação e compreensão de dados espaciais, sendo essenciais para quem está fazendo doutorado.

Ao incorporar mapas em suas teses, a pesquisa irá ser enriquecida significativamente. Mas por quê? Porque os mapas fornecem uma visualização clara e concisa dos padrões espaciais de fenômenos. 

Eles destacam as mudanças que ocorreram no espaço. Os mapas conseguem mostrar ideias e fenômenos mais rapidamente. Além disso, o uso dele é bastante convincente e impacta positivamente a banca de avaliação e os revisores de periódicos. 

Veja dois exemplos abaixo, quais informações você consegue extrair a partir deles? O primeiro é sobre o percentual de florestas originais mantidas no Estado de Roraima até o ano de 2020. O segundo é sobre as mudanças de uso e da cobertura do solo, do município de Marituba, localizado no Estado do Pará.







Desse modo, as principais vantagens de usar mapas são:

a) Visualização de dados complexos: Os mapas oferecem uma forma intuitiva de visualizar e analisar dados geográficos complexos. Os mapas facilitam a identificação de padrões, tendências e relações espaciais que podem não ser tão evidentes em outras formas de apresentação de dados. Isso permite uma compreensão mais profunda e abrangente dos fenômenos estudados.

b) Comunicação efetiva: Os mapas são uma ferramenta poderosa para transmitir informações de maneira clara e acessível. Eles permitem que você comunique os seus resultados e descobertas de forma visualmente atraente e compreensível. Os mapas ajudam a transmitir a complexidade dos estudos de forma simplificada, facilitando a comunicação com o público acadêmico e com a sociedade em geral.

c) Análise espacial: A análise espacial é uma abordagem importante em muitas áreas de pesquisa. Os mapas permitem que você explore e analise os padrões espaciais de seus dados, identificando clusters, tendências, áreas de influência e outras relações espaciais relevantes. Isso ajuda a obter insights adicionais e a responder perguntas de pesquisa importantes.

d) Contextualização geográfica: Muitas pesquisas de doutorado envolvem questões que têm uma dimensão espacial significativa. Os mapas fornecem a oportunidade de contextualizar os resultados da pesquisa dentro de um contexto geográfico mais amplo.

e) Contribuição para o conhecimento científico: A inclusão de mapas em teses de doutorado contribui para o avanço do conhecimento científico. Ao visualizar e mapear dados, você consegue fazer descobertas inovadoras e identificar lacunas no conhecimento existente.

O uso de mapas nas teses de doutorado é uma prática essencial para que você evidenciar dados e conhecimento de maneira visual e eficaz. A incorporação de mapas em teses de doutorado aumenta a qualidade e o impacto das pesquisas, permitindo uma compreensão mais completa e uma apresentação mais convincente dos resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário