sábado, 7 de outubro de 2023

Livros para aprimorar o conhecimento em SIG/GIS.


Luiz Henrique Almeida Gusmão
Geógrafo e Lic. em Geografia (UFPA)
Mapas em Geral, Treinamentos,
Banco de dados, SHPs e Kmls
Contato: [55] (91) 98306-5306 (WhatsApp)
Email: luizgusmao.geo@gmail.com




1. Livros para aprimorar o conhecimento em SIG/GIS.

Hoje é inegável que nós acessamos o Youtube para aprender uma nova habilidade, não é verdade? Porém, nem tudo está lá. 

Nós precisamos nos aprofundar o nosso conhecimento em livros físicos e digitais. Pensando nisso, eu resolvi trazer três (3) livros digitais incríveis que estou lendo aos poucos. Conheça-os! 



São materiais indispensáveis para se destacar no mundo das Geotecnolgias, principalmente na área da Cartografia. Veja:

1. GIS Cartography: GIS Cartography

2. A Primer of GIS: A Primer of GIS

3. Cartography, Thematic Cartography Design: Cartography, Thematic Cartography Design


Aprimorar os estudos na área de Cartografia é de extrema importância, pois oferece uma série de vantagens. Em primeiro lugar, o conhecimento sólido em Cartografia permite uma compreensão mais profunda sobre o uso de mapas, facilitando a interpretação e análise espacial.

Além disso, o estudo proporciona uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais, como a utilização de sistemas de informações geográficas (SIG) e softwares de mapeamento, que são amplamente utilizados em diversas áreas profissionais.

Outra vantagem é a capacidade de criar mapas temáticos, adaptados às necessidades específicas de diferentes projetos e pesquisas. Isso permite uma representação visual clara e eficaz de informações geográficas complexas, facilitando a comunicação e tomada de decisões.

Além disso, o conhecimento em cartografia possibilita a compreensão dos princípios e técnicas utilizados na produção de mapas digitais e impressos, contribuindo para a melhoria da qualidade desses produtos cartográficos.

Aprimorar os estudos nessa área também oferece uma visão mais ampla sobre as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo, permitindo o estudo de mudanças ambientais, urbanas e sociais.

Por fim, vale ressaltar que o domínio da cartografia é uma habilidade altamente valorizada no mercado de trabalho atual. Profissionais com conhecimentos sólidos nessa área têm oportunidades em setores como planejamento urbano, gestão ambiental, turismo, engenharia, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário